Tentam fazer pouco da gente
Só porque estamos por ai.
Suas vidas parecem tão sem sentido
Tomara que eu morra antes de envelhecer.
Falo da minha geração.
( The Who, "My generation")

      Existem várias castas sociais diferentes entre os Membros. Em sua maioria, os Cainitas distinguem-se por uma combinação de idade e geração (quantos passos se está distante de Caim, o primeiro vampiro, em termos de ancestralidade). Embora haja um grau de mobilidade social, os anciões confiam apenas naqueles que provaram seu valor, e a melhor forma de faze-lo é sobrevivendo durante algumas centenas de anos. Os anciões detêm o poder, de modo que determinam a quem deve ser atribuído respeito e posição. Evidentemente, sempre se pode lançar mão da diablerie, reduzindo dessa forma a distância entre gerações, mas estes "exterminadores" raramente são bem aceitos entre os anciões.
      A posição mais elevada é a atribuída aos Antediluvianos - os Cainitas da terceira geração. A posição mais baixa é atribuída às crianças da noite e aos Desgarrados, que geralmente pertencem à 13º geração ou a gerações posteriores e que apenas recentemente tenham sido Abraçadas.

      - Caitiff:
Ainda que muitos Caitiff sejam Desgarrados, mas sob todos os outros aspectos vampiros "normais", outros tornaram-se tão degenerados que se alimentam apenas dos fracos e moribundos. Alguns Caitiffs vivem isolados da sociedade vampírica propositalmente, mas muitos foram banidos. Já integraram a sociedade da Família, mas perderam tanto de sua humanidade que estão incapacitados a manter relações com quaisquer outras criaturas. Conhecem apenas a sobrevivência, e vivem de noite para noite em busca de alimento. Cedo ou tarde,todos irão morrer, mas isso pode levar muitos anos.

      - Crianças da Noite:
Os vampiros desta classe ainda não foram apresentados ao príncipe, nem libertados por seus Senhores. Eles não são totalmente reconhecidos como Membros da sociedade vampírica e portanto não lhes é demonstrado nenhum respeito. São, em suma, tratados como crianças. O termo algumas vezes é usado em outro contexto. Os Membros que tenham cometido atos especialmente estúpidos podem ser denominados e considerados Crianças da Noite.

      - Neófitos:
Esses vampiros foram liberados recentemente e apresentados ao príncipe, embora ainda não tenham deixado sua marca na sociedade. Os neófitos constituem acasta dos vampiros jovens que foram liberados por seus Senhores. Se eles se comportarem e não se juntarem aos anarquistas, virão a tornar-se ancillae, normalmente depois de 50 a 100 anos.

      - Anarquistas:
Os anarquitas possuem posição porque são respeitados pelo pequeno poder que conseguiram adquirir. São reconhecidos por sua energia, motivação e coerência. Embora sejam inimigos dos anciões e especialmente do príncipe, ainda assim são respeitados, mesmo que não abertamente, por terem obtido, graças à sua atitude rebelde, uma identidade própria.

      - Ancillae:
Esses membros ainda são jovens, mas provaram seu valor aos anciões. Os ancillae são candidatos a Cainitas, aqueles que jogam segundo as regras (ao menos na maioria das vezes) para alcançar um poder maior. Esta é a classe entre neófito e ancião, na qual o vampiro obtém respeito e poder cada vez maiores. A maioria já existe há um ou dois séculos em sua forma vampírica.

      - Anciões:
Quando os vampiros alcançam uma certa idade, há poucos acima deles que detenham algum poder na sociedade vampírica. Os anciões são os Membros que comandam e que tentam dominar todos os outros. Os anciões normalmente possuem entre 200 e 1000 anos, mas como tudo o que diz respeito aos mortos-vivos, isto pode variar imensamente. Na Europa, um vampiro precisa ser bem mais velho e poderoso para ser considerado um ancião do que no Novo Mundo.

      - Matusalém:
Quando um vampiro alcança uma determinada idade, mais ou menos entre 1000 e 2000 anos imortais, passa invariavelmente por uma profunda alteração. Há muito se discute se essa mudança é mística, biológica ou, na verdade, social, conseqüência de uma modificação das necessidades e desejos. Certamente, quando um vampiro alcança esta idade, um tédio e uma melancolia o invadem, assim como um estado de paranóia crescente. Aqueles que são fracos, correm riscos ou desejam inconscientemente o suicídio não sobrevivem a este estágio. Apenas os muitíssimos fortes alcançam a condição de Matusalém.
      Como medida de autopreservação, os Matusaléns afastam-se do mundo e dos mais jovens. O constante esforço de enfrentar os jovens impetuosos que buscam poder através do sangue de seus anciões torna-se cada vez mais debilitante. Em algum momento um dos anarquistas terá sorte e conseguirá eliminar o ancestral. Assim, a única opção é segregar-se inteiramente da sociedade, e entrar em torpor. Alguns Matusaléns permanecem envolvidos em lutas de poder e na Jyhad da Família, mas o fazem em total anonimato.

      - Antediluviano:
Esses são os vampiros mais velhos, e provavelmente as criaturas mais poderosas do mundo. Geralmente são considerados netos de Caim e pertencem à Terceira Geração. Quando se envolvem nos assuntos da Família, raramente deixam de exercer sua influência. A mera menção de um Antediluviano basta para provocar agitação e conflitos entre os Membros. Sua guerra eterna, a Jyhad, afeta todos os Membros da Família.