Na época sem guitarrista, Hugo Mariutti foi chamado inicialmente apenas para auxiliar nas composições. O resultado foi tão positivo e inesperado que terminou por incorporar-se à banda, encaixando-se perfeitamente na sonoridade pretendida pelos demais integrantes.

Com a banda finalmente completa, o Shaman trabalhou para tornar-se conhecido e marcar seu nome, assim, iniciou suas atividades com uma turnê de estréia que passou pela Europa e América Latina (França, México, Argentina, Chile e Brasil), apresentou quatro novas composições ao vivo (“Be Free”, “Blind Shell”, “For Tomorrow” e “Time Will Come”) e causou grande receptividade de crítica e de público.

A temática da banda é focada principalmente no xamanismo, de onde surgiu o nome Shaman que significa “aquele que enxerga no escuro” ou “aquele que cura através da natureza”.

Abraçando um estilo que mescla heavy metal tradicional, música erudita e ritmos regionais, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, intitulado "Ritual". O disco foi gravado na Alemanha, nos estúdios Gate e Pathway, na cidade de Wolfsburg, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil. A produção ficou a cargo do renomado produtor Sascha Paeth (Angra, Kamelot, Rhapsody, Virgo).




Integrantes

Nome Completo: Andre Coelho Matos
Nascimento: 14 de setembro de 1971
Local: São Paulo - Brasil



Desde criança Andre esteve ligado à música, e foi de seus pais que ganhou seu primeiro piano.

Iniciou sua carreira musical no grupo Viper, que contava ainda com Yves Passarell, Pit Passarell e Felipe Machado. A primeira apresentação ao vivo aconteceu em 08 de abril de 1985, quando Andre tinha apenas 13 anos de idade. Também neste ano gravaram sua primeira demo tape intitulada “The Killera Sword”. Andre não tinha a pretensão de ser vocalista, seus instrumentos sempre foram o piano e o teclado. Curiosamente, foi escolhido para assumir os vocais porque era o “cantor menos pior de todos”, segundo seus amigos e também porque lembrava levemente Bruce Dickinson do Iron Maiden. Gravou dois álbuns com a banda, Soldiers of Sunrise de 1987 e Theatre of Fate de 1989, um marco em sua carreira, que deu o pontapé inicial para a consagração do músico no cenário Heavy Metal mundial. Dois anos após o lançamento de Theatre of Fate, Andre se aprofundava a cada dia mais nos estudos de música clássica e resolveu se desligar da banda por divergências musicais.

No período em que esteve longe dos palcos, Matos graduou-se na faculdade de música, e além de ser tenor lírico e pianista, ainda consta em seu currículo habilitação em Regência Orquestral e Composição Musical.

Em 1991 estava formado o Angra que, com o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Cry, em 1993, foi aclamado na Europa e Japão, firmando seus pés nessas regiões.

Foi nessa época que Andre foi sondado para ingressar no Iron Maiden no lugar de Bruce Dickinson, ficando entre os três primeiros colocados na seleção mundial.
O lançamento de seu projeto paralelo denominado Virgo (juntamente com o guitarrista e produtor Sascha Paeth) mostra um enveredamento por vários estilos musicais, onde transita do rock ao pop, da música erudita ao gospel e do blues ao hard rock.

Andre Matos participa e alavanca as vendas de vários projetos musicais em diversos países e tem se tornado a cada dia um dos nomes mais aclamados do heavy metal mundial.

Discografia:

ANGRA - Angels Cry ANGRA - Holy Land ANGRA - Freedom Call ANGRA - Holy Live
ANGRA - Fireworks AVANTASIA I - The Metal Opera HAMLET - Hamlet KARMA - Inside the eyes
LOOKING GLASS SELF - Equinox NEPAL - Manifiesto RODRIGO ALVES - Suddenly SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - A leste do Sol, Oeste da Lua
SUPERIOR - Younique TIME MACHINE - Eternity Ends VIPER - Soldiers of Sunrise VIPER - Theater of Fate
VIRGO - Virgo

--x--

Nome Completo: Ricardo Confessori
Nascimento: 25 de janeiro de 1969
Local: São Paulo - Brasil



Ricardo Confessori iniciou sua carreira musical estudando piano clássico durante quatro anos. Seu primeiro trabalho como músico profissional foi na banda Garcia & Garcia, que seguia o estilo Speed Metal e gravou o álbum “Mr. Fire” em 1990.

Depois da dissolução da banda, ingressou no grupo Korzus em 1992 onde permaneceu por um ano e meio. Durante esse período realizou uma série de shows, mas não chegou porém, a gravar nenhum álbum. Desligou-se do grupo por divergências com a gravadora. Imediatamente após sua saída, em 1993, recebeu o convite para assumir o posto de baterista do Angra, isso ocorreu somente após as gravações de Angels Cry (primeiro álbum da banda). Subitamente à sua entrada encarou sua primeira turnê mundial que passou pela Europa e Japão.

Em contraponto ao Trash Metal do Korzus e ao Speed Metal do Garcia & Garcia, o Angra foi a primeira banda que Ricardo fez parte que adotava o estilo heavy metal melódico, mas o baterista mostrou que se adaptou muito bem ao estilo, tornando-se um dos melhores músicos nacionais.

A convite de Luis Mariutti, Ricardo ingressou na banda MotorBlues em 1997, onde permanece até hoje.

DISCOGRAFIA


ANGRA - Angels Cry ANGRA - Holy Land ANGRA - Freedom Call ANGRA - Holy Live
ANGRA - Fireworks GARCIA & GARCIA - Mr. Fire MOTORBLUES - Motorblues

--x--

Nome Completo: Luís Eduardo Mariutti Pereira
Nascimento: 22 de Março de 1971
Local: São Paulo - Brasil



Luis começou a estudar contra-baixo com 13 anos de idade e dentre várias influências, sua maior inspiração foi Steve Harris, do Iron Maiden. Passou seus primeiros anos tocando covers de Iron Maiden, Judas Priest, Ozzy Osbourne, entre outros.

Em 1988, fundou um projeto instrumental intitulado Blue Gas (depois Black’n Blues), focado principalmente no blues, um estilo pelo qual ele é apaixonado. Este projeto mantém-se vivo até hoje e realiza várias apresentações em São Paulo. Atualmente denominado MotorBlues, tem sua formação completada por Ricardo Confessori, na bateria, e Arnaldo Ricci, na guitarra.

A primeira banda de Luis com composições próprias chamava-se Firebox, e chegou a gravar em 1989 uma demo tape intitulada Starting Fire. Ele conta que esta demo tape demorou algum temo para ser lançada, já que naquela época era muito caro gravar uma fita e, apesar do preço que se pagava, a qualidade de gravação era péssima. O serviço para a arte gráfica também era caro, então a banda decidiu usar a criatividade e montar, ela mesma, artesanalmente, todas as mil capas das fitas, uma a uma. O Firebox se tornou uma banda bem conhecida no panorama nacional, sendo considerado a porta de entrada de Mariutti para o Angra. Luis alcançou o reconhecimento do público com o lançamento do primeiro álbum do grupo Angels Cry. Permaneceu na banda por nove anos e gravou mais quatro álbuns. Durante esse período, foi eleito diversas vezes o melhor baixista por diversas revistas especializadas do Brasil e do mundo, como Burnn! (Japão) e Roadie Crew (Brasil).

DISCOGRAFIA


ANGRA – Angels Cry ANGRA - Holy Land ANGRA - Freedom Call ANGRA - Holy Live
ANGRA - Fireworks FIREBOX - Starting Fire MOTORBLUES - Motorblues

--x--

Nome Completo: Hugo Mariutti Pereira
Nascimento: 18 de dezembro de 1975
Local: São Paulo - Brasil



Hugo Mariutti começou a tocar guitarra quando formou sua primeira banda, no início de 1991, chamada “Wardeath”, de estilo thrash metal, onde também assumia o vocal. Após a dissolução do grupo, fundou o Henceforth com seus amigos Andre Nikakis e Fábio Elsas, que estão presentes até hoje na banda. O Henceforth faz um som progressivo e mais pesado. O primeiro vocalista da banda foi Daniel Matos (irmão de Andre Matos), que esteve com a banda tempo suficiente para gravar uma demo tape, intitulada "The Last Day" e fazer vários shows em São Paulo. Com algumas mudanças na formação original, o Henceforth lança sua segunda demo tape em 1998, intitulada "In the Garden/´.

Mesmo unindo-se ao Shaman Hugo não encerrou suas atividades com o Henceforth, que está com o seu primeiro CD em fase de produção, tem lançamento previsto ainda para 2002 e contará com onze faixas. Completam a banda os músicos Fábio Elsas (bateria), Andre Nikakis (baixo), Cristiano Altieri (teclados) e Frank Harris (vocal). O grupo pretende entrar em turnê logo após a turnê do Shaman.

Para completar a agenda do guitarrista, ele fez uma participação especial no álbum da banda Blezqi Zatsaz, “The Tide Turns”

DISCOGRAFIA


HENCEFORTH - The Last Day HENCEFORTH - In the Garden HENCEFORTH - Promo CD WARDEATH - Behind The Fear